11 de janeiro de 2011

DESPERTA TU QUE DORME!

Em Romanos 13: 11-14
 Há pelo menos três sentidos para o verbo “dormir” nas Escrituras.
O primeiro, obviamente, refere-se ao sono natural, aquele que Pedro, João e Tiago sentiram quando foram levados por Jesus ao Monte da Transfiguração para orar (Lucas 9:28).
O segundo, no sentido de “morrer”, como por exemplo, em I Tessalonicenses 4:13: Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem...
O terceiro emprego do verbo descreve a apatia para com o Evangelho e o Espírito Santo que assola muitos crentes, o sono espiritual.
O Senhor nos mostrou em sua Palavra algumas características dos crentes que vivem em sonolência:
 a) São crentes que envergonham (Pv 10:5 O que ajunta no verão é filho entendido, mas o que dorme na sega é filho que envergonha);
b) São indiferentes às mortes dos ímpios (Is 56:10 Todos atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados e amam o tosquenejar);
 c) Não têm visão da glória de Deus (como os discípulos em Lc 9:28-36).
O apóstolo Paulo exortou os cristãos sonolentos em pelo menos três de suas Epístolas. Em Romanos 13:11-14, o apóstolo adverte: Já é hora de despertardes do sono (v. 11). 
Neste texto aprendemos pelo menos mais três verdades.
 O crente que dorme espiritualmente:
1) Ele não reconhece o “tempo de Deus”, as oportunidades e a urgência da Obra (v. 11);
 2) Ele vive como os que “são da noite”, em desonestidade, imoralidade, bebedice, glutonaria, contendas... (v. 13);
3) Ele tem muito pouco de Jesus Cristo em sua pessoa (v. 14: despertar é revestir-se de Jesus).
CONCLUIMOS DIZENDO: Senhor traz desperta mento! Senhor tira todo sono espiritual do nosso povo! Amém.
 

TEMA: DEUS E SUAS PROMESSAS

Texto: (Sl. 37: 5) "Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará".
Introdução: Todos nós temos promessas de Deus em nossas vidas e aguardamos o cumprimento das mesmas. Muitas vezes parecem demorar a cumprir-se, pois Deus tem um tempo específico, determinado para todas as coisas.(Ecl. 3).
 
I - Precisamos analisar os seguintes aspécto:

1- No versículo proposto existem três (3) verbos, os quais dois (2) dizem respeito a nós e o último diz respeito a Deus. São eles:


a) Entrega
b) Confia
c) Fará
 a) Entrega-
a.1- Esta entrega não pode ser apenas de aparência, tem que ser verdadeira. Ex: Imagine alguém te mandar um presente bem empacotado (num pacote bonito) por uma transportadora, e quando você receber e abrir o pacote, a caixa estiver vazia. De nada adiantou o pacote bonito... .
a.2- Esta entrega não pode ser parcial. A entrega deve ser completa. Se você contrata um advogado para te defender em alguma causa, seja trabalhista, ou em qualquer outra área, deverá entregar o processo completamente a ele para que ele possa fazer um trabalho perfeito. Caso contrário se você tentar fazer alguma coisa por conta própria sem orientação dele, só irá atrapalhar... .
a.3- Esta entrega não poderá ser momentânea, ou seja, ora você entrega, ora você pega de volta.

b) Confia- Confiar significa ter fé, acreditar.
Com + fiar = confiar
Com = ter + Fiar = fé = Ter fé
Portanto confiar, logo significa Ter Fé, então quem tem fé, acredita e por consequência quem acredita não fica mais preocupado com tal coisa. Por isso Jesus disse: " Não se turbe o vosso coração..." (Jo 14:1)
"não temas..."esta expressão está em vários lugares nas Escrituras.
"Não vos preocupeis com o que haveis de comer ou de vestir...".

c) Fará- Este verbo, neste texto, diz respeito ao Senhor. Se nós fizermos a nossa parte, certamente Ele fará a dEle. Deus é Fiel. "porque fiel é o que prometeu" (Heb 10:23b).
Conclusã0: Deus cumprirá a seu tempo todas às promessas que Ele te fez. Ele tem um plano específico em tua vida e todas as promessas que Ele te fez deverão se adequar a este plano, portanto todas elas irão se cumprir no tempo de Deus. Deus é fiel e nenhuma de suas palavras ou promessas caírão por terra. Façamos somente a nossa parte: Entregar e Confiar. E o mais tudo Ele Fará.