18 de junho de 2011

O VERDADEIRO TESTEMUNHO Atos 7:54-58 -


INTRODUÇÃO: Mostrar, através do exemplo de Estevão, que Cristo quer que tenhamos um viver correto e comprometido com sua pessoa e sua Palavra para isso se faz necessário definirmos o que é testemunho.

TESTEMUNHO é a marca distinta que cada Cristão mostra ao mundo, através de atos sacrificiais que apontem para Jesus Cristo como Senhor da vida.

Outras Definições:

1. Testemunho é o compromisso diante de Deus em expressar o que ele fez e o que Deus quer e o que ele é; 
2. É mostrar a obra de Deus na nossa vida; 
3. É viver de tal forma a mostrar a pessoas de Cristo na nossa vida; 
4. São atos de sacrifício praticados pela fé e por amor a Jesus.

Atos 7:54-60   Mas quem era Estevão?

Em primeiro lugar aprendemos que Estevão era um servo cheio da Palavra de Deus:

Ele era um profundo conhecedor não só das Escrituras, como também da história do povo de Israel. Na sua defesa ele passa em revista toda a história de Israel. No capítulo 07.

Em toda a sua argumentação, Estevão mostra ser um profundo conhecedor das Escrituras. Alguém que conhecia os grandes feitos de Deus na vida do povo de Israel. Isso lhe trazia autoridade, mas trazia também a fúria daqueles que não conseguiam enxergar.

Em segundo lugar aprendemos que Estevão era um servo cheio do poder do Espírito Santo:

E isso fica bem claro no versículo 55, quando o texto nos diz que ele cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus, e Jesus, que estava a sua direita.

Em terceiro lugar aprendemos que Estevão era um servo cheio de esperança e amor:

Os versículos 56 e 60 nos dão essa idéia. Primeiramente Estevão era um servo cheio de esperança. Alguém, que no momento mais crucial da sua vida, coloca todas as suas esperanças no seu Senhor. É nesse momento que Estevão vê os céus abertos.

Quando a esperança toma conta da nossa vida, conseguimos ser bênção para outras pessoas; Quando a esperança toma conta de nós, podemos ser uma igreja para o mundo.

É nesse momento de martírio e sofrimento que Estevão invoca ao seu Senhor e clama para que Jesus receba o seu espírito. Como Jesus, Estevão clama em alta voz: Senhor não lhes impute este pecado! Ele morreu como Cristo, o seu exemplo!

Paulo nos dá uma dica em relação a este tema: "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três: porém o maior destes é o amor" (I Cor. 13:13). E o próprio Senhor Jesus nos convida "a amarmos uns aos outros, como ele mesmo nos amou".

Esperança e amor! Eu gostaria mais uma vez de convidar você a seguir o exemplo de Estevão e ser alguém cheio de amor e esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário